Região Sudeste: ES  MG  RJ SP - Sul: PR RS SC - Nordeste: AL BA CE MA PB PE PI RN SE - Centro Oeste: DF GO MT MS - Norte: AC AP AM PA RO RR TO 
         

147 Fiorino 1980 - 1988 MY Legado147 Furgão 1977 - 1987 MY Legado147 Pickup / City 1979 - 1988 MY LegadoAntigos Carros AZCentralizador de melhores videos de carros no YouTubeClássicos da FiatComo era antigamente os carrosConhecer os Carros de AntigamenteEngenharia automotiva brasileiraFiat 147FIAT 147 Pick-UpMelhores canais para assistir videos sobre carrosMelhores Videos com Apresentação dos CarrosMelhores videos de CarrosModelos Antigos da FiatPaixões de CarrosPlaca Preta Carros AZRelíquias de CarrosVideos Carros AZVídeos com as Melhores Avaliações de CarrosVideos sobre carros

Como era o Fiat 147

Reconhecido por seu pioneirismo na indústria automotiva, o Fiat 147 foi o primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo de Betim e, também, o primeiro automóvel a etanol produzido em série no mundo 

publicidade

86 / 100

Como era o Fiat 147

Primeira unidade do modelo faz parte do acervo de clássicos da Fiat e é um marco da engenharia automotiva brasileira

Em 1979, mais precisamente no dia 05 de julho daquele ano, a Fiat do Brasil entrava para a história com o lançamento do primeiro carro movido a etanol produzido em série do mundo, o Fiat 147.

Apelidado carinhosamente de “Cachacinha”, devido ao odor característico exalado pelo escapamento, o modelo é um marco importante para a engenharia automotiva brasileira, que intensificou o foco no desenvolvimento de tecnologias para veículos mais eficientes e menos poluentes.

“O Fiat 147 é um ícone que marcou a vida de milhares de brasileiros. Mais do que isso, ele entrou para a história da indústria automotiva ao ser o primeiro modelo com motor a etanol no mundo produzido em série. Seu legado se estende até hoje com a tecnologia dos motores flex, que está presente na maioria da frota brasileira de veículos leves.

O etanol se consolidou como protagonista no processo de descarbonização no país por ser um combustível extremamente eficiente em emissões quando considerado o ciclo de vida completo do automóvel”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

Reconhecido por seu pioneirismo na indústria automotiva, o Fiat 147 foi o primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo de Betim, em 1976.

Para a época, ele trazia uma série de inovações, como motor em posição transversal, coluna de direção retrátil, pneus radiais, para-brisa de vidro laminado e o estepe dentro do compartimento do motor, trazendo um melhor aproveitamento do espaço.

Como era o Fiat 147
direitos da foto: Fiat Stelantis

A história do Fiat 147 movido a etanol começou já em 1976, quando foram iniciadas as pesquisas e o desenvolvimento do motor. Com a primeira crise do petróleo, deflagrada em 1973, governos e fabricantes de automóveis do mundo todo, iniciaram a busca por soluções para reduzir o consumo de seus derivados, como a gasolina. No caso do Brasil, o Governo Federal instituiu em 1975 o programa ProÁlcool (Programa Nacional do Álcool) com incentivos para a produção do etanol a partir da cana-de-açucar.

Fonte e Continue lendo aqui https://www.media.stellantis.com/br-pt/fiat/press/fiat-celebra-os-45-anos-do-primeiro-carro-movido-a-etanol-do-mundo

Melhores Vídeos do Fiat 147

Deixe um comentário